Edições

Tramandaí

 

De 3 a 22 de agosto de 2022, o Fábrica de Graffiti realizou a maior ação de graffiti que a cidade de Tramandaí (RS) já viu. Cerca de 200 adolescentes da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora Aparecida e do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí participaram de um curso completo de graffiti, gratuitamente, por meio da EDP Renováveis, criada pela EDP – Energias de Portugal, S.A. Com décadas de experiência, a equipe de professores do curso foi formada pelos arte educadores Sabrina Brum e Jasom Souza, o artista urbano Luis Flavio, o dançarino e educador Eduardo Sô e o DJ e produtor Roger Dee. Além de desenvolver habilidades artísticas, o curso do Fábrica de Graffiti também ensina e conscientiza os alunos sobre o valor e o contexto social em que o graffiti está inserido.
Ler mais
Os temas abordados são Introdução ao Graffiti, Desenho para Graffiti: Letras, Cenário, e Personagens, Graffiti em grandes escalas, Pintura artística de tela, Produção de mural e Oficina de Hip Hop. “Nosso objetivo é trabalhar junto aos alunos habilidades sociais, técnicas de desenho e pintura e ensinar a história da cultura Hip Hop, falando sobre culturas urbanas e suas diversas linguagens, como a música e a dança, com especial destaque para o graffiti e suas principais técnicas”, explica Paula Mesquita Lage, fundadora e produtora executiva da Fábrica de Graffiti.

O projeto também realizou a pintura da pista de skate da cidade no Litoral Norte. O grafiteiro convidado foi o artista Luís Flávio (Trampo), que contou com o suporte de grafiteiros locais, o Piter e Kaverna. Participaram voluntariamente da pintura os artistas Bobby Bittencourt, Biscoito, Sabrina Brum, Jason e Kaverna, com artes autorais.