Edições

Contagem

 

Em sua primeira edição, o Fábrica de Graffiti, na Regional Industrial de Contagem/MG, envolveu 105 artistas para criarem o maior mural de graffiti do Estado de Minas Gerais, totalizando 4.000m², em 30 dias de produção. Foram utilizados 2.600 latas de spray e 1.000L de tinta. O evento de encerramento do projeto, contou com uma programação cultural riquíssima, com cerca de 5 bandas e Djs, Duelo de Poesia (SLAM), Batalha de MCs e Batalha de BOMB (graffiti rápido), além de pintura ao vivo com mais de 50 artistas locais.

A parte educacional do projeto obteve entregas tão grandiosas ou até maiores do que o mural em si. O curso profissionalizante de 30 horas foi oferecido para cerca de 90 alunos da Escola Municipal Lígia Magalhães, localizada em uma comunidade carente no Bairro Industrial, próxima à Belgo Bekaert Arames. A oficina obteve mais de 90% de aprovação pelos alunos, sendo considerada ótima e enriquecedora. Além disso, cerca de 30% (27 alunos) apresentaram desempenho avançado e desejam se especializar em carreiras que envolvem artes visuais.  A produção artística dos alunos resultou em aproximadamente 70m² de graffitis e 50 telas, as quais foram expostas no Centro Cultural de Contagem por um mês e em outros eventos da Secretaria Municipal de Educação de Contagem.

Ler mais

E mais: essa edição nasceu imponente até mesmo antes da produção artística. Com o propósito de oferecer oportunidades iguais de equidade de gênero para artistas de todo o Brasil, o projeto lançou um concurso online para selecionar dois artistas, sendo uma mulher e um homem. A primeira fase do concurso foi contemplada com mais de 300 inscrições e seleção de 10 artistas nacionais que avançaram para a segunda e última fase de votação pública. Superando todas as expectativas imaginadas com os mais de 170 mil votos, a artista plástica do Rio de Janeiro, Ju Angelino, que fez uma linda homenagem à cultura e símbolos locais e o sulista Junior Asnoum, que transportou sua arte para portais ricos em detalhes e caligrafia única foram os mais votados pelo público, garantindo sua participação na equipe de artistas da edição de Barra Mansa.

Em meio a pandemia global pelo COVID-19, o projeto necessitou adaptar o formato do curso de graffiti para a nova realidade. Dessa maneira, o Fábrica de Graffiti lançou em 2021 o curso online de graffiti, que contou com inscrição gratuita para o público geral. Composto por 13 videos acerca de 10 temáticas relacionadas ao universo do graffiti, nossos alunos tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre arte urbana, sua história e diversas técnicas, como composição e perspectiva, construção de stencil, criação de máscaras de papelão, além de murais de graffiti. Todos os 300 inscritos tiveram acesso às videoaulas de maneira gratuita e receberam o certificado de conclusão do curso do Fábrica de Graffiti.